online site builder


 Um crime   devastador                


O tráfico de animais é o terceiro maior delito no Brasil     


                                                                                                   Por Wilson Salce

Nosso país tem uma riqueza natural exuberante e possui uma das maiores biodiversidades de nosso planeta, possuindo espécies que vivem exclusivamente aqui no Brasil. Por conta da nossa riqueza de fauna e flora, sofremos a exploração ilegal de nossas matas, nossos minérios, assim como nossos animais, incluindo insetos, sofrem com o tráfico e comércio ilegal das espécies.

A prática criminosa do tráfico de animais silvestres é a terceira atividade ilícita que mais movimenta dinheiro, estima-se que no Brasil, os traficantes faturem US$ 900 bilhões ao ano, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas. Os principais destinos dos animais retirados irregularmente de seu habitat são os colecionadores e laboratórios. Das quais, muitas empresas do ramo farmacêutico, cosmético e pesquisa, estão aderindo ao clamor mundial e extinguindo o teste em animais.

De acordo com a Ong Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, mais de 38 milhões de animais são retirados de seu habitat anualmente, e 12 milhões são de espécimes diferentes. Este é um número absurdamente alarmante e inadmissível. O tráfico de animais silvestres pode dizimar e levar a extinção espécimes de nossa fauna em curto espaço de tempo. Como já houve com algumas espécies.

A fiscalização sofre com o baixo efetivo de agentes para administrar uma faixa territorial enorme. Precisamos cobrar de nossos governantes, leis e penas mais severas ao tráfico de animais silvestres, assim como o aumento do efetivo para fiscalização.
Por esta razão não devemos comprar animais sem procedência, em feiras clandestinas, de criadores não legalizados e devemos denunciar este crime, sendo que muitos dos animais retirados de seu habitat, morrem durante o transporte cruel que são submetidos ou apresentam sequelas comportamentais permanentes em função de traumas do estresse a que foram submetidos.

Diga não ao tráfico e comércio ilegal de animais silvestres! Se não houver comprador, não haverá demanda. Denuncie! O IBAMA dispõe da Linha Verde, pelo telefone 0800-618080 ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br.                                                                                                            
Fonte: Mundo Educação / Renctas

© Copyright 2018 Revista Pet Plus - Todos os direitos reservados